quarta-feira, 10 de julho de 2013

Lançamento do Livro "Educação e Saúde: considerações sobre o processo de integração e inclusão escolar"

Participei no dia 08/07/2013 da Sessão de Lançamento de livros do I CONBALF - Congresso Brasileiro de Alfabetização. O evento aconteceu nas dependências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em Belo Horizonte (MG).
Nessa sessão de lançamento de livros, estavam presentes,além de mim, os autores Sandra Puliezi (Acesse o Canal no YouTube), Maria do Rosário Longo Mortatti, Marlene de Fátima Gonçalves entre demais autores, apresentando seus trabalhos a fim da divulgação científica e para o contato com os leitores.

Com Sandra Puliezi (à direita)

Na ocasião, representei os autores do livro Educação e Saúde: considerações sobre o processo de integração e inclusão escolar, objetivando sensibilizar a comunidade acadêmica, na sua intersecção com a escola, para a importância da ampliação do debate a respeito das Políticas Públicas Educacionais como Política Social.
A organização desse livro, junto aos colegas Fernando C Paulino-Pereira e Jáima P. de Oliveira contribui de forma significativa para a formação dos educadores, colocando em cheque a responsabilização individual da dificuldade em efetivar processos educacionais junto a alunos com deficiência e/ou com necessidades educacionais especiais.
O livro está à venda online pelo site da PACO Editorial e da Livraria Saraiva. Pode também ser solicitado nas livrarias.

 


Sumário

Apresentação....................................................................................................................9

Parte 1
Cultura e Diversidade

Capítulo 1
Refletindo sobre algumas dimensões psicossociais da exclusão..............................................17
Sandra Regina Soares

Capítulo 2
Mídia, deficiência e preconceito..........................................................................................31
Fernando César Paulino-Pereira
Maykel Cardoso Costa

Capítulo 3
Educar para a diversidade: alguns desafios contemporâneos...................................................47
Rafael Siqueira de Guimarães
Cleber Braga

Capítulo 4
Inclusão escolar e integração: nomes diferentes para o mesmo processo?.................................57
Viviana Camargo Brandt
Josineide Vieira Alves

Parte 2
Formação Profissional e Atuação em Ambientes Inclusivos

Capítulo 5
Pensando a formação acadêmica para o processo de inclusão escolar da pessoa com necessidade educacional especial.........................................................................................................73
Renata Chrystina Bianchi de Barros
Carla Franciele Zarpelon

Capítulo 6
Contribuições do psicólogo escolar/educacional na promoção da escola inclusiva........................................................................................................................89
Josineide Vieira Alves

Capítulo 7
A formação de professores: algumas considerações...........................................................105
Shirlei Debussi Pissaia

Capítulo 8
Uma análise da visão do professor sobre o processo de inclusão de pessoas (sujeitos) com necessidades educacionais especiais................................................................................115
Suelem Souza Silva Dulce de Oliveira

Parte 3
Reflexões e Práticas para a Promoção da Inclusão Educacional

Capítulo 9
Apontamentos sobre o papel do intérprete na construção da identidade de um aluno surdo...........................................................................................................................139
Fabiana Martins Rodrigues Soares
Cristina Broglia Feitosa de Lacerda

Capítulo 10
Inclusão da criança especial na família e na escola.............................................................147
Mônica Nicola

Capítulo 11
A estimulação essencial no contexto da educação inclusiva.................................................159
Jáima Pinheiro de Oliveira
Ana Flávia Hansel
Karolina Siebert Sapelli Schadeck
Aliandra Cristina Mesomo Lira

Capítulo 12
Avaliação psicoeducacional no contexto do Atendimento Educacional Especializado (AEE)..........................................................................................................................181
Carla Luciane Blum Vestena
Ana Aparecida de Oliveira Machado Barby
Jáima Pinheiro de Oliveira

Capítulo 13
Experiências de sucesso em ambiente escolar inclusivo: a prática psicopedagógica com crianças autistas........................................................................................................................197
Gislaine Andreto Candido


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários e sugestões são bem-vindos!