quinta-feira, 6 de outubro de 2011

LIBRAS em Barreiras (BA)

No período de 30 de setembro a 2 de outubro estive na cidade de Barreiras/BA ministrando uma disciplina intitulada "Particularidade Psicológicas dos Surdos" para alunos do curso de especialização em LIBRAS 2 da LDA.

Devo dizer que foi instigante e extremamente prazeroso. Conheci pessoas realmente interessadas no Tema, algumas inclusive que já atuam como Intérpretes nas suas cidades e vivenciam e experienciam a LIBRAS de maneira bem próxima com a Comunidade Surda.

Estou postando algumas fotos dos meus alunos para que vocês possam, um dia, reconhecê-los nos mais diferentes centros de estudo de LIBRAS no Brasil. Alguns já me relataram que pretendem continuar estudando inclusive fazendo formação em Letras-LIBRAS. Isso é muito bom!







Abaixo apresento a bibliografia sugerida nesta displina para leitura para que a aula expositiva fosse proveitosa.

GOLDFELD, M. A criança surda. Linguagem e cognição numa perspectiva sócio-interacionista. São Paulo: Plexus, 1997.
LEME, A.P.T. A aquisição da linguagem escrita pela criança surda no contexto da educação inclusiva. Dissertação (mestrado).  UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília. Marília, 2010. Disponível em: http://www.pedagogiaaopedaletra.com/wp-content/uploads/2011/08/A-aquisi%C3%A7%C3%A3o-da-linguagem-escrita.pdf Acesso em 02/09/2011.
LODI, A. C. B. Plurilingüismo e surdez: uma leitura bakhtiniana da história da educação dos surdos. Educ. Pesqui, V. 31, n°3, p.409-424, dez. 2005.
MIRANDA, A. A. B. Educação Especial no Brasil: desenvolvimento histórico. Cadernos de História da Educação – n.7 – jan./dez, 2008.
MOÇO, Anderson. Não basta matricular. Seção Inclusão. Revista Nova Escola. Janeiro/Fevereiro de 2011. p.142-144.
OLIVEIRA, M.K de. Lev Vygostky Marta Kohl de Oliveira. Vídeos sobre L.S. Vygotsky. Disponíveis em: http://www.youtube.com/watch?v=BnYobUUzD8w Acesso em 02/09/2011.
PEREIRA, M.C. da C. (org.) Leitura, escrita e surdez. Secretaria da Educação, CENP/CAPE. 2ed. São Paulo : FDE, 2009.
RAZUCK, R.; TACCA, M.C.V. R.; TUNES, E. A pessoa surda e suas possibilidades no Processo de aprendizagem e escolarização. Revista Linguagens, Educação e Sociedade – Teresina, Ano12, n.16, p. 09-18, jan./jun. 2007. Disponível em: http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/Revista/N%2016/art_1.pdf Acesso em 02/09/2011.
SACKS, O. Vendo Vozes. Uma viagem ao mundo dos surdos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone: Editora da Universidade de São Paulo, 1988.


Estarei de volta com esta turma em Dezembro de 2011, quando apresentarão os textos que produziram sobre o tema. Assim que for autorizado vou postar aqui pra vocês, colaborando com as discussões sobre o tema. 

Abraços.

Profa. Renata Barros


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários e sugestões são bem-vindos!