sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Normas da ABNT NBR e Projeto Horta e Jardim

No dia 19 de outubro de 2011, sob o olhar e participação atenta da Profa. Rosangela Ribas Dávila, professora das turmas de Pedagogia da FAC4, foram realizadas na Faculdade Anhnaguera de Campinas – Unidade 4 (FAC 4), duas palestras de formação aos alunos dos Cursos de Pedagogia.
Da esquerda para a direita: Profa. Renata Barros (Eu), Profa Rosângela R Dávila e Profa Kelly C dos Santos Costa.

Data: 19/Outubro/2011
Hora: 19:00h
Local: Anfiteatro da Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 4
Palestra: Normas da ABNT para elaboração de Trabalhos Científicos (clique na imagem abaixo para acessar a apresentação de slides).

Palestrante: Profa. Dra. Renata C Bianchi de Barros. Fonoaudióloga, Doutora em Lingüística pelo IEL-UNICAMP, Especialista em Lnguagem pelo CFFa, Professora dos Cursos de Especialização da Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 4. 

Data: 19/Outubro/2011
Hora: 21:00h
Local: Anfiteatro da Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 4
Palestra: Relato de experiência pedagógica - Projeto Horta e Jardim.  (clique na imagem abaixo para acessar a apresentação de slides).


Palestrante: Kelly Cristina dos Santos Costa. Aluna do 4º ano de Pedagogia UNIDERP-Anhanguera. Professora do Ensino Infantil do Centro de Educação Infantil "Cantinho do Aprendiz" na cidade de Campinas (SP).









 
 

 Quero destacar o prazer que senti ao ser recebida por pessoas realmente interessadas e comprometidas com a Educação no País. A partir da palestra inicial por mim apresentada  e com o complemento realizado de forma brilhante pela Aluna do 4º ano do curso, e também Professora do Centro de Educação Infantil “Cantinho do Aprendiz” Profa. Kelly  C. dos S. Costa, pudemos realizar um debate enriquecedor, na práxis da Pesquisa-Ação que venho defendendo fundamentada nos trabalhos do Prof. Pedro Demo.

Estes trabalhos serão apresentados e posteriormente publicados academicamente na 9ª Mostra Acadêmica da Universidade Metodista de Piracicaba, que acontecerá no período de 8 a 10 de novembro de 2011. Logo os textos serão divulgados aqui neste blog.

Até mais! 


terça-feira, 11 de outubro de 2011

Palestra na Associação Infância e Juventude de Paulínia

Quero compartilhar com vocês a minha participação como Palestrante do "II Espaço Família" do Programa Jovem Aprendiz em Ação da Associação Infância e Juventude de Paulínia - Associação Criança Feliz no dia 23 de agosto de 2011.
Na oportunidade, pude conversar com os Jovens e seus familiares sobre a "importância da família no processo de formação escolar e profissional do adolescente", contribuindo com base na minha experiência pessoal e profissional como fonoaudióloga clínica, fonoaudióloga educacional e educadora.
A palestra teve duração de 3h00 e aconteceu na Câmara Municipal de Paulínia (SP).
Quero aproveitar para agradecer a todos os presentes, em especial à equipe de profissionais e administrativos da Associação, o Presidente da Associação Sr. Zaqueu Pereira de Souza e a Gerente Administrativa Celi Facchni, a Edlaine - Pedagoga do Programa e a Coordenadora Técnica Gislaine.
Na foto acima, o Presidente da Associação Sr. Zaqueu (a esquerda), Edlaine (Pedagoga), Luciane (Instrutora), Carolina (Psicóloga), Eu (Renata), Jully (Assistente Social), Celi (Assistente Administrativa) e Talita (Jovem Aprendiz Cartonageiro). 



 Durante a palestra fomos agraciados com a importante participação dos presentes com inferências e questionamentos.


Ao final fui presenteada pelos alunos do curso de Cartonaria com um produto que eles fabricam desde a caixa ao caderno de anotações. Primoroso!





Dificuldade de Aprendizagem X Transtorno de Aprendizagem

Recentemente este foi um tema que exploramos, eu e minhas colegas Pedagogas, Psicopedagogas e Educadoras do Centro de Educação Infantil "Cantinho do Aprendiz" (Campinas/SP) durante assessoria em Fonoaudióloga Educacional, como não poderia deixar de acontecer. As crianças precisam e merecem que a gente compreenda a diferença entre Dificuldade de Aprendizagem e Transtorno de Aprendizagem e, em especial, que possamos elaborar ações que valorizem a criança na relação com a sua família. 
Segue, na imagem abaixo, um texto publicado na segunda-feira dia 10 de outubro de 2011 no Jornal Correio Popular (Campinas/SP) de autoria do Dr Tadeu Fernandes (Pediatra) sob o título "Reunião de pais e mestres".


segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Surdez X Deficiência Auditiva

Seguem três links para que vocês conheçam um pouco mais sobre as experiências de pessoas com Deficiência Auditiva e possam pensar a diferença entre Surdez e Deficiência Auditiva. Acredito que esta aproximação pode nos ajudar a entender melhor essas diferentes realidades.
Clique nas imagens para ser redirecionado.

 Blog que os pais de José Luiz Braga fizeram para ele.

 Texto do meu Blog

INES Página do Instituto Nacional de Educação do Surdo (INES)

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

FAPESP apresenta Código de Boas Práticas Científicas à comunidade científica paulista.

A FAPESP divulga documento que orienta pesquisadores para boas práticas científicas.

"A FAPESP busca reforçar na comunidade científica paulista, uma cultura sólida e bem arraigada de integridade ética da pesquisa mediante um conjunto de estratégias assentado sobre três pilares interdependentes: 1) educação; 2) prevenção; 3) investigação e sanção justas e rigorosas"

Vale a pena conhecer. Clique na Imagem para ser redirecionado ao site da FAPESP.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Artigo Meu com a Dra. Monica Nicola

Pessoal, segue um material interessante que produzi em conjunto com a Dra. Monica Nicola (Psicanalista) pesquisando o conhecimento de pessoas leigas sobre o Autismo no Rio de Janeiro e em São Paulo.  Este material já tem um bom tempo, porém ainda pode contribuir para que possamos pensar a importância da divulgação sobre o tema (clique na imagem para ser redirecionado).


Aproveitem e conheçam o site da Dra. Monica Nicola que é espetacular!
Clique na imagem para ser redirecionado.


Abraços.

Equoterapia na USP-ESALQ, Piracicaba/SP

Clique na imagem abaixo para ser direcionado à página da USP e assista a um vídeo de apresentação do Projeto de Equoterapia na ESALQ em Piracicaba/SP. 



Doença de Alzheimer e Atrofia de área do cérebro

Paciente com Alzheimer convive com
atrofias de área do cérebro

Estudo analisou exames de 45 pessoas 
com a doença atendidas no HC



Para os interessados em estudar as condições da Doença de Alzheimer, segue um link interessantíssimo sobre um estudo realizado na FCM da UNICAMP.
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/outubro2011/ju509_pag3.php#

LIBRAS em Barreiras (BA)

No período de 30 de setembro a 2 de outubro estive na cidade de Barreiras/BA ministrando uma disciplina intitulada "Particularidade Psicológicas dos Surdos" para alunos do curso de especialização em LIBRAS 2 da LDA.

Devo dizer que foi instigante e extremamente prazeroso. Conheci pessoas realmente interessadas no Tema, algumas inclusive que já atuam como Intérpretes nas suas cidades e vivenciam e experienciam a LIBRAS de maneira bem próxima com a Comunidade Surda.

Estou postando algumas fotos dos meus alunos para que vocês possam, um dia, reconhecê-los nos mais diferentes centros de estudo de LIBRAS no Brasil. Alguns já me relataram que pretendem continuar estudando inclusive fazendo formação em Letras-LIBRAS. Isso é muito bom!







Abaixo apresento a bibliografia sugerida nesta displina para leitura para que a aula expositiva fosse proveitosa.

GOLDFELD, M. A criança surda. Linguagem e cognição numa perspectiva sócio-interacionista. São Paulo: Plexus, 1997.
LEME, A.P.T. A aquisição da linguagem escrita pela criança surda no contexto da educação inclusiva. Dissertação (mestrado).  UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília. Marília, 2010. Disponível em: http://www.pedagogiaaopedaletra.com/wp-content/uploads/2011/08/A-aquisi%C3%A7%C3%A3o-da-linguagem-escrita.pdf Acesso em 02/09/2011.
LODI, A. C. B. Plurilingüismo e surdez: uma leitura bakhtiniana da história da educação dos surdos. Educ. Pesqui, V. 31, n°3, p.409-424, dez. 2005.
MIRANDA, A. A. B. Educação Especial no Brasil: desenvolvimento histórico. Cadernos de História da Educação – n.7 – jan./dez, 2008.
MOÇO, Anderson. Não basta matricular. Seção Inclusão. Revista Nova Escola. Janeiro/Fevereiro de 2011. p.142-144.
OLIVEIRA, M.K de. Lev Vygostky Marta Kohl de Oliveira. Vídeos sobre L.S. Vygotsky. Disponíveis em: http://www.youtube.com/watch?v=BnYobUUzD8w Acesso em 02/09/2011.
PEREIRA, M.C. da C. (org.) Leitura, escrita e surdez. Secretaria da Educação, CENP/CAPE. 2ed. São Paulo : FDE, 2009.
RAZUCK, R.; TACCA, M.C.V. R.; TUNES, E. A pessoa surda e suas possibilidades no Processo de aprendizagem e escolarização. Revista Linguagens, Educação e Sociedade – Teresina, Ano12, n.16, p. 09-18, jan./jun. 2007. Disponível em: http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/Revista/N%2016/art_1.pdf Acesso em 02/09/2011.
SACKS, O. Vendo Vozes. Uma viagem ao mundo dos surdos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone: Editora da Universidade de São Paulo, 1988.


Estarei de volta com esta turma em Dezembro de 2011, quando apresentarão os textos que produziram sobre o tema. Assim que for autorizado vou postar aqui pra vocês, colaborando com as discussões sobre o tema. 

Abraços.

Profa. Renata Barros